Íris, Helleborus e Garças

No fim-de-semana passado voltei ao Jardim Botânico para ver se os crocus já estavam abertos, mas encontrei um desastre! Os pobres crocus estavam em muito mau estado, primeiro a chuva e depois o gelo dos últimos dias tinha feito grandes estragos. Por isso fui procurar o que havia mais em floração pelo jardim:


Havia estes Iris reticulata, do híbrido Pauline. minúsculo mas de cor muito forte. A Iris reticulata é um bolbo que floresce no final do Inverno, e ao contrario do Iris hollandica por exemplo, deve ser plantado no Outono pois precisa de um período de dormência. Havia também mais Flocos-de-neve:


Entretanto encontrei mais Helleborus, muito bonitos... não sei o que há nesta planta mas acho-a verdadeiramente interessante. Cresce debaixo da copa das árvores em solos ricos, em Portugal encontra-se em terrenos pedregosos e na orla das Florestas.

As flores do Helleborus têm entre 3 e 5 cm de diâmetro, e apresentam a particularidade de abrirem voltadas para o solo, por isso por vezes é preciso levantar a flor para a puder apreciar melhor.

Todos os narcisos estão entretanto prestes a abrir, decerto vão trazer mais alegria ao jardim. Por ultimo, junto ao lago central encontrei esta garça-real que estava a pescar...uma bela surpresa!

Comentários

Mensagens populares