Flores de Fevereiro.




























O Jardim Botânico de Lisboa não é um jardim que se visite por causa das flores, mas antes pelos expetaculares exemplares de árvores ou pela diversidade de plantas vindas de todo o mundo, flores não é algo que se veja muito pelo jardim, mas de vez em quando lá encontramos uma ou outra: em Fevereiro temos os narcisos, os Jacintos e também o heleborus tal como demonstram as fotos. 

As espécies autóctones estão largamente em minoria e mal representadas e poucas são as espécies de clima temperado em floração, já era tempo de dar mais atenção às herbáceas, por exemplo. As espécies exóticas podem coexistir perfeitamente com as locais num jardim botânico, pena que em Lisboa ainda não se tenha percebido isso.

Plantas como a Primula vulgaris podiam invadir o jardim nesta altura do ano. Trata-se de uma planta que já quase não existe nos nossos jardins, o jardim botânico tinha por obrigação a divulgar e proteger em vez disso, temos apenas um pequeno grupo de primulas, que ainda por cima parece estar mal tratada.

Comentários

Mensagens populares