Helleborus.

Helleborus niger



























Em floração no jardim botânico de Lisboa,  Helleborus niger que é considerado o mais difícil de cultivar. No Jardim botânico tive que ter muita atenção para o encontrar pois encontra-se debaixo da folhagem densa do Helleborus foetidus, que se dá muito bem no jardim e tende a multiplicar-se rapidamente por semente. Foi por isso com alegria que o descobri em flor há poucos dias, mas também com alguma indignação, pois está completamente descuidado. Uma senhora de bata branca (supostamente alguém importante no jardim) desfilava conhecimento pelos jardineiros auxiliares, mas espantou-se quando me viu de volta do heleborus, e disse " Esta aqui algo a aparecer, o que será?... alguma semente que veio de outro lado". Esta completa falta de conhecimento espanta-me.

H. × hybridus




























Os mais fáceis de cultivar são sempre os híbridos de heleborus. Na foto acima o Helleborus x hibridus
cultivado em Portugal na zona de Penacova, por Arthur um senhor Inglês que trouxe as sementes de Inglaterra quando veio morar para cá. Arthur tem agora canteiros cheios de varias variedades de híbridos de heleborus. Uma das coisas que me explicou por mail foi que plantou todos os seus hebeborus numa zona de sombra, e tenta manter sempre o solo húmido, mas nunca encharcado, pois necessitam de boa drenagem. No inicio da floração todas as folhas antigas têm de ser cortadas (nas variedades acaulis), só assim se estimula o crescimento da planta. Podem ver mais dos seus heleborus nas seguintes streams de fotos:


De qualquer modo os heleborus não nativos e as variedades de jardim serão sempre difícil de cultivar em zonas de Portugal com clima Hardiness Zone (zonamento de rusticidade) 10, que se estendem pela faixa costeira ocidental de Lisboa ate ao Algarve, onde os Invernos são muito amenos. Todo o interior do país (zonas de clima 8 e 9), não devem apresentar problemas de cultivo. Os heleborus necessitam de frio e geada para iniciar o seu ciclo de floração. Tenho que adquirir um  Helleborus x hibridus  pois são das minhas plantas preferidas! Enquanto não tiverem os vossos próprios  heleborus podem sempre ver o próximo vídeo com Alys Fowler:

Comentários

Mensagens populares