Abril no Jardim Botânico.

Paeonia broteroi
Foi para ver a Paeonia broteroi em floração que visitei o jardim botânico de Lisboa recentemente, e claro, não fiquei desiludido...as flores desta planta são lindíssimas, é mais uma planta da nossa flora com um valor ornamental indiscutível, vale a pena cultiva-la como planta de jardim.

                                                                                                                                                                                   Paeonia broteroi
Aparentemente é um espécie abundante e está distribuída de norte a Sul de Portugal, mas até hoje ainda não a encontrei no seu habitat  natural, sendo que pode ser encontrada na orla de bosques, em sítios sombrios e algo pedregosos. Mesmo ao lado da Peónia estava, Helleborus niger ainda em floração:

Helleborus niger

Aquilegia canadensis
A primeira Aquilegia a florir no Botânico foi Aquilegia canadensis, originaria do Canada e Estados Unidos, onde cresce em bosques e encostas rochosas, sendo desde há muito utilizada também como planta ornamental. A planta é fácil de propagar por semente, florindo no ano seguinte e frequentemente forma híbridos com outras espécies do género Aquilegia.

http://flora-on.pt/#/0XIrK
http://vivernocampo.blogspot.pt/2007/05/paeonia-broteroi-boiss-reuter.html
http://www.wildflower.org/plants/result.php?id_plant=AQCA

Comentários

  1. Há muito que desejo ver ao vivo uma Paeonia broteroi. Pelos vistos também existe aqui no Douro, região onde vivo.
    Não me importava de ter uma no meu jardim.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tb ainda não tinha visto antes, na minha terra na Serra de Montejunto aparentemente existem bastantes, mas até agora não tive a sorte de encontrar. Acho que ficaria bem num canteiro de autóctones, talvez misturado com Digitalis e Euphorbias..e lychnis coronaria, para atenuar um pouco o tamanho das flores da peónia.
      Abraço.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares