Euphorbiaceae.

Euphorbia characias no jardim botânico.

Existem algumas plantas que eu nunca percebo porque é que não são minimamente populares em Portugal, entre elas estão certamente as eufórbias. Existem 29 espécies de eufórbias nativas no nosso país e algumas delas são muito populares em jardins no Norte da Europa, a Euphorbia characias na foto, é uma delas.  A popularidade desta planta levou à produção de numerosos cultivares. Podem, por exemplo  ver aqui este híbrido interessante de nome "Portuguese Velvet".

Não digo que se vá fazer um jardim só de eufórbias, mas certamente são muito bem vindas entre outras plantas complementando o jardim, por exemplo, em combinações interessantes com Acanthus mollis e Aliums, mas também com muitas outras plantas de floração amarela. É uma planta que trás uma interessante textura, são mesmo essenciais num jardim de gravilha, ou entre canteiros de cores quentes. Mas há quem se tenha atrevido a fazer um jardim praticamente só com eufórbias, podem ver aqui

Eu já plantei uma no meu jardim, chegou a vez de mais pessoas tentarem o mesmo, as Eufórbias merecem uma chance! Outras plantas da mesma família incluem o rícino e a estrela-do-natal, muitas têm uma seiva irritante para a pele.



http://www.euphorbias.co.uk/index.html
http://flora-on.pt/#/6euphorbia
http://www.guardian.co.uk/lifeandstyle/2011/jan/22/gardens-euphorbia

Comentários

  1. Tenho admirado as eufórbias em plena natureza. Confesso que ainda não plantei nenhuma no meu jardim. Vou seguir a sugestão.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha terra em Alenquer diz-se que plantar uma eufórbia destas no quintal é remédio santo para acabar com as toupeiras, não sei se é verdade...mas graças a essa crença lá tenho encontrado uma ou outra por ai, certamente mais por utilidade que por fins ornamentais. Eu acho que vale a pena tentar, os exemplos que temos de jardins em Inglaterra são aliciantes. Estou ansioso para ver se a minha cresce para depois tentar fazer um canteiro interessante com ela.
      Abraço.

      Eliminar
  2. Tenho uma das nossas nativas no meu jardim. Gosto bastante. Fazem bonitos arbustos e espalham-se por todo o lado. E depois das euphorbias suculentas tenho também umas quantas!! Gosto muito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Zé, eu transplantei uma que encontrei perto de um ribeiro lá na terra, vamos ver se vinga. Das suculentas não tenho nenhuma, ouvi dizer que algumas são venenosas, ou é só mito? Abraço!

      Eliminar
    2. Algumas deitam um liquido branco quando se parte o caule que dizem ser venenoso. A mim preocupam-me mais os espinho da Euphorbia milli. Esses sim, são armas jeitosas.

      As Euphorbias de arbusto, como a que mostras são fáceis de pegar e depois difíceis de comtrolar, eh eh, eh...

      Eliminar
  3. Seu site é realmente maravilhoso
    obrigado por compartilhar
    abraços

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, peço desculpa de fazer o contacto desta forma mas não me resta outra opção. Tenho mensagem para vocês no meu blog Plantas e Flores do Areal, no post de hoje 22 de maio. o link é http://floresdoareal.blogspot.pt/
    Melhores cumprimentos
    Fernanda Nascimento

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares