Anémona de Outono.

Anemone hupehensis

Pormenor da flor

Uma das minhas plantas preferidas desta época do ano, é a Anemone hupehensis ou Anemone japonica...são uma grande inspiração, quando tudo parece começar a entrar em decadência no jardim, revelam-se em toda a sua beleza. As flores são algo frágeis, mas sem duvida singulares. São uma excelente aquisição para quem quer variar um pouco no tipo de Plantas que tem no jardim... 

O seu cultivo não é difícil, embora eu tenha tido um grande problema com o cultivo desta planta, pois no Verão ficaram sem serem regadas durante demasiado tempo e toda a parte aérea acabou por morrer. Neste momento encontra-se a despontar novamente, mas flores nem vê-las.
Tudo o que precisa para o seu cultivo é um solo rico em matéria orgânica e algo húmido, ou pelo menos que não seque completamente, sobretudo no primeiro ano de vida, até a planta se estabelecer. Depois disso, até aguentam alguma seca. Mas atenção, no nosso clima, é necessário cultiva-la à sombra de outras plantas, ou de árvores caducas, é sempre necessário ter atenção às regas nas alturas de maior calor.

Se tiver atenção a estes cuidados básicos vai ter sucesso, pois é uma planta bastante fácil de cultivar.

Em Lisboa, pode ser vista no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa ou nos jardins da fundação Gulbenkian, onde existe em grandes quantidades nos terraços do edifício principal (embora as ultimas chuvadas tenham estragado muita flor). 

Comentários

Mensagens populares