O Inverno em Sintra

Câmara Municipal
Palácio Nacional da Vila, século XV
Araucarias 
Vista da Vila
Villa Sassetti
Camellia
O Inverno em Sintra será sempre ameno, a pesar de algumas quedas de neve históricas, o que temos é um clima super temperado com Invernos amenos e Verões frescos. A influencia marítima é muito forte. Fetos e Camélias, fazem as delicias do clima atlântico de Sintra e nesta altura do ano são focos de grande interesse pela serra. Ficam algumas fotos das camélias de Villa Sasetti.

Vila Sasetti, um dos parques de Sintra, foi recentemente restaurado num trabalho bastante bom a nível de preservação arquitectónica, mas que deixou muito a desejar do ponto de vista da plantação. A escolha de plantas revelou-se muito fraca, facto que até poderia ser compreendido do ponto de vista monetário, mas que mesmo assim foi pouco criteriosa: as plantas escolhidas são sobretudo tropicais que exigem manutenção, são pouco resistentes e sequiosas,  alem de que parecem deslocadas numa paisagem como Sintra. Embora a paisagem de Sintra tenha sido feita à custa sobretudo de espécies exóticas, exige-se algum decoro na escolha de plantas. Neste caso a escolha foi pobre, pouco adequada e pouco exigente. Sugere-se aqui a procura de boas vivazes resistentes e de plantas autóctones com interesse ornamental, para a melhoria da plantação em causa. A lista de vivazes adequadas à situação de Sintra é longa e  diversificada. Deve-se sobretudo tentar elevar um pouco a escolha de plantas e exigir-se um refinamento da plantação. Estamos a falar de Sintra, merece que se pense duas vezes naquilo que se vai plantar.

Fotos do meu amigo Carlos Neves

Comentários

  1. Já não vou a Sintra desde 2010. Tanto que ainda tenho para ver. Espero que seja este ano que lá volte (suspiro).

    ResponderEliminar
  2. Adoro tudo o que tem a ver com Sintra, essas veredas conheço-as bem e é sempre bom relembrar. Confesso que as camélias não são plantas que goste muito, mas fiquei com vontade de conhecer essas com tamanho de árvores!

    ResponderEliminar
  3. First thing I see is South African aloes blooming.
    They have their own charm, but don't add to the sense of place in Sintra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. If it was only that, Jaime is being too nice as per usual, the planting was appaling, here you have one of the best scenographies in the world with mature trees and a fertile always moist soil... then you plant desert plants on it under the canopy :\ complete idiocy

      Eliminar
  4. Jaime estás a ser diplomático com a plantação lol, o sítio é belo e tem todas as condições, e nós a vermos digitalis a morrer em paredes verticais e alegrias-da-casa num parque público em paisagem protegida... em outro pais rolariam cabeças.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares