Enquanto o Verão Avança

Cotinus, Nassella, Perovskia, Phlomis tuberosa

E eis que encontro o jardim já em Agosto. Desta vez o Verão avança rápido em direcção ao seu ocaso, qual estrela que se consome em combustão tranquila, dando o seu melhor a cada dia, sem contudo notar que se esgota: É assim que passa o Verão no meu jardim, sob o sol tórrido do Sul, inclemente para com os seres vegetais que o habitam e que se lançam à energia que os alimenta e extingue. Pequenos astros de carbono e água, de cor verde e com o brilho próprio dos que alegram mais pela ternura do que pela chama. Passeio-me pelo jardim assistindo ao fim de uma época, noto os efeitos trágicos da vida daqueles que glorificam um astro maior, e mais não são do que vida sedenta, estacada num jardim e tomam o irónico nome de Asteraceae. Um nome que quer dizer estrela. Mas, de estrela apenas têm o nome, porque esta família cedo se apaga, mal o alto Estio desvanece, e já no próximo mês, das belas EchinaceaHelianthusRudbeckia e Echinops, apenas restará a memoria.  

Echinops ritro, Verbascum, Perovskia

Achillea filipendulina, Stachys lanata, Nassela tenuissima

Echinacea purpurea, Achillea "Cherry Queen", Ageratina "Chocolate"

Eryngium giganteum "Miss Willmott's Ghost"

Verbascum "Banana Custard", Perovskia, Echinops, Verbena bonariensis

Verbascum "Banana Custard", Perovskia "Blue Spire"

Perovskia, Phlomis tuberosa

Stachys, Nepeta tuberosa, Erysimum "Bowles's Mauve"

Phlomis italica com Nigella dasmacena

 Verbascum com Echinops ritro

Cotinus "Royal purple", Stachys, Nessela, Lilium regale, Nepeta

Erygium giganteum, Ruta e Stachys

Phlomis italica, Nepeta tuberosa, Erysimum, Phlomis fruticosa
Stachys lanata, Nepeta, Nessela tenuissima

Thalictrum sphaerostachyum

Echinacea purpurea, Achillea "Cherry Queen"

Nepeta tuberosa, Centranthus rubrum, Stachys lanata

Echinacea purpurea

Cotinus, Echinops ritro, Scabiosa atropurpurea

Echinops sphaerocephalus

Geranium , Salvia nemerosa, Echinacea purpurea

Phlomis fruticosa

Salvia microphylla "Pink Blush", Nassella, Stachys, Ballota

Phlomis italica, Erysimum, Stachys lanata

Phlomis italica

Echinops, Scabiosa, Euphorbia, Verbascum, Perovskia

 Rosa " Rosarium Uetersen" e "Cécile Brunner"

Buddleia

Penstemon "Sour Grapes"

Ageratina "Chocolate", Echinacea purpurea

Assim, ao pacato fluir do Agosto, junta-se a melancolia de as ver partir, estas estrelas de vida breve, que só são eternas nas noites de Inverno, enquanto se sonha o jardim que há-de vir.  Paradas ao sol, alegrando os dias de um jardineiro, nada mais lhes resta do que sorrir enquanto o Verão avança. E juntam-se outras à pira efémera do summer garden, como por exemplo, a bela Scabiosa, a especial Perovskia, ou as sempre relevantes Salvia. Os Phlomis parecem não querer desistir perante a evidência dos 40 graus que assolam a tarde, as suas flores há muito que sucumbiram mas, depois de secas continuam a fingir que o tempo não passou e ainda existem razões para se erguerem ao sol. É o caso da P. tuberosa, mas também da P. fruticosa, que depois do amarelo vivo da Primavera, mantém o cálice de um bonito verde durante semanas, uma segunda época para brilhar, antes de também ela se render à tarefa inglória de enfrentar o jugo do Estio. 

Agosto pouco deixará em flor. Fala-me mais o desejo lúbrico de partir para a praia e deixar o jardim à sua sorte. Existe o desejo de viver o Verão sobre a areia tórrida, algures mais ao sul, esquecer o jardim e ir à procura dos prazeres balneares. Felizmente não tenho de decidir nestes termos sobre os destinos do meu jardim e nesta época difícil, há quem o acompanhe e zele.  Pouco teria para contar o jardim de Agosto se todo o jardineiro cedesse à tentação de partir e procurar os prazeres longe das suas plantas. São poucas as flores que restam mas, há que continuar a regar, há que manter as pequenas estrelas acesas. 

Enquanto o Verão avança e Agosto chega ao fim, as flores extinguem-se e só algumas voltaremos a ver no próximo Verão, porque este Agosto, talvez sem querer, sabe a despedida. 


Para ti Vera, até sempre. 


Comentários

  1. Poeta tristonho, mas olha que os asters ficam ainda em flor bonitos muitas variedades até novembro, eu tenho um para lhe dar lembra-se? Pois é e essa Nepeta tuberosa abençoada :) o jardim no outono é outra festa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falta-me os Aster, Carlos. Boas variedades de preferência. A Nepeta tuberosa tem o seu pico de show nesta altura do ano e depois quase desaparece, é uma planta bi-anual, mas que vale a plena!

      Eliminar
  2. Extremamente bonito :) obrigado pela partilha! Uma coleção magnífica, bem como uma divinal conjugação das espécies.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Gonçalo pelas palavras, é bom ouvir um elogio ao jardim vindo de outros pares.

      Eliminar
  3. Realmente o jardim esta lindo mesmo nesta altura tens muita cor. Fiquei muito interessado na Phlomis italica, belissima planta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado ainda bem que gostou, a Phlomis italica é uma excelente planta com uma época de interesse longa. Uma boa aquisição para o jardim.

      Eliminar
  4. Your blog has a lovely fresh new look.
    And some wonderful pictures of your flowers.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you for noticing that Diana, I tried to give it a more appealing new look, I think I succeeded! ;)

      Eliminar
    2. Once again the photos are great. Always nice to dip into your garden Blog.

      Eliminar
    3. Thank you Jack, I feel the same about your gardening blog, it is always good to know about Lake Michigan and the way you garden out there. We can learn a lot even from a totally different hardiness zone.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares