Oito plantas que se recomenda...

Echinops ritro e Cotinus 'Royal Purple'

Crocosmia e Scabiosa atropurpurea 

Thalictrum delavayi

Geranium 'Orion' e Echinacea 'White Swan'

Penstemon 'Andeken an Freidrich Hahn'

Há sempre plantas que decidem fazer mais do que as demais e algumas outras que falham quando tudo fazia querer que fossem dar o melhor durante toda a época. Acredito que se deve premiar uma boa performance e este post foi escrito a pensar nalgumas plantas que se esforçaram mais este Verão. 

As Echinops são já um clássico de Verão no jardim, têm sido sobejamente divulgadas as qualidades desta planta neste blogue, desde que as introduzi no jardim em 2013. Aqui aparecem ao lado de uma arbustiva, a Cotinus 'Royal Purple', resultando surpreendente bem lado a lado, embora antevendo que um dia a Cotinus venha a ter dimensões bem maiores e possivelmente obrigar a uma reformulação de todo o canteiro.

A Crocosmia é uma planta que nem toda a gente suporta mas, que combinada com a incansável Scabiosa atropurpurea parecem ganhar as duas, embora a Croscosmia não acompanhe a floração da Scabiosa durante muito tempo, é que esta magnifica planta pode estar a dar flor durante todo o Verão, ininterruptamente.  

Quando chegamos às Thalictrum delavayi as coisas tornam-se verdadeiramente especiais, é uma planta com uma natureza etérea  que, embora começando tarde, estará em flor durante mais de um mês e numa área do jardim com meia sombra, trazem bastante interesse. Este ano foram uma confirmação e faz-me desejar só uma coisa: ter muitos mais Thalictrum

Nem sempre é fácil encontrar um bom Geranium que suporte o sol do Sul, sobretudo quando usados nos canteiros mais expostos. O Geranium 'Rozanne' foi uma desilusão, as folhas tostam depois de Julho e as flores apagam-se aos primeiros rigores do Verão, está agora a recuperar lentamente mas, nunca terá uma boa performance ao sol. Já o seu grande rival, o Geranium 'Orion' marca pontos no meu jardim e apresenta uma grande prestação ao sol: é incansável na floração, as folhas não se parecem importar com o excesso de radiação e até já começou a expandir lateralmente, em suma: um verdadeiro Geranium rústico para ser usado nas latitudes de Portugal com bons resultados. 

E o G. 'Orion' aqui aparece ao lado de uma bela Echinacea, a 'White Swan', é uma boa planta mas, parece menos vigorosa que outras echinaceas, em dois anos não teve grande evolução, este ano voltei a ter so uma haste floral por cada planta, mas de qualquer modo não deixa de ser uma planta desejável pois este branco numa Echinacea torna-a diferente e única para certas combinações. 

Por ultimo falo do Penstemon 'Andenken an Friedrich Hahn' uma bela variedade que chegou até mim vindo do jardim da Natália, e que é mais uma daquelas plantas que não pára de dar flor durante o Verão, embora diminua a quantidade de flor no pico de maior calor, há sempre lá alguma coisa para apreciar, nunca desilude e a sua primeira floração do ano será recordada durante muito tempo, tal é a exuberância com que decide arrancar a época. 

Comentários

  1. Encantando com o Geranium e com o Thalictrum! Post muito elucidativo e interessante, é sempre bom ir conhecendo novas maravilhas botânicas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gonçalo o Geranium posso te arranjar e o Thalictrum aquilegifolium, infelizmente este T. delavayi só se se multiplicar bem por semente no meu garden, algo que estou a tentar.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares